sexta-feira, 2 de março de 2012

Refutação acerca do projeto de construção da Estátua de Frei Damião em Caruaru.


Antes de tecermos comentários, expor nossas idéias ,opiniões ,dar palpites em determinadas situações, é necessário termos um conhecimento prévio das informações que ora ouvimos, ou vimos , para que não venhamos a correr o risco de verbalizarmos com tamanha propriedade acerca de algo que as vezes não passam de falácias, sofismas. Portanto, após fazermos uma análise profunda e cuidadosamente , teremos um respaldo efetivo para amparar nossas convicções e ideologias , e é claro as nossas refutações dentro dos respectivos fatos.

Lembrando que se faz necessário o respeito a todas as religiões , seja católicos, macumbeiros , espíritas , evangélicos todos de igual modo devem ser respeitados.

Pois bem, nos últimos dias ouvi a notícia através de uma colega de faculdade, que fez o comentário acerca do projeto de construção de uma estátua de Frei Damião no Santuário a ser construído em Caruaru - PE , claro quando meu colega de classe me repassou detalhes da magnitude da obra , indubitavelmente , foi de uma atração incrível aos meus ouvidos, fiquei muito curioso em conhecer de perto esse projeto e saber quem estava envolvido nesta tão grande e esplendorosa obra.Desde então fui em busca de apurar de perto , de forma mais abrangente , pude perceber que o comentário já estava fervendo no meio evangélico, católico e político através da mídia radiofônica e através da internet em diversos sites , blog’s e rede sociais.

É claro que esse assunto é de caráter da mais alta relevância ,principalmente para todos aqueles que moram no município de Caruaru – PE , bem como os cidadãos que moram nas cidades mais próximas .

Primordialmente é importante algumas considerações; a primeira delas trata-se de um dispositivo constitucional inserido, armazenado na Carta Magna da nossa Nação, refiro-me a CONSTITUIÇÃO FEDERAL 1988 que em seu artigo 5º diz : Todos são iguais perante a lei , sem distinção de qualquer natureza , garantido-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida , à liberdade, à igualdade, à segurança e a propriedade ...Em seus incisos de nº IV diz- é livre a manifestação do pensamento sendo vedado o anonimato; no de nº VI diz- é inviolável a liberdade de consciência e de crença , sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei , a proteção aos locais de culto e as suas liturgias.

Aproveitando a oportunidade, não custa lembrar que moramos em um País laico, ou seja, não possuímos um RELIGIÃO OFICIAL,Sendo assim o GOVERNO jamais poderá está subordinado, subalterno a essa “religião”, para aqueles que como eu apreciam exegeticamente a CF, hão de perceber que no Preâmbulo Constitucional , os representantes do povo brasileiro em Assembleia Nacional Constituinte instituem um ESTADO “DEMOCRÁTICO”, observem que na parte final da redação eles concluem e a promulgam , sob a PROTEÇÃO DE DEUS .Portanto podemos concluir que a REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL não é um País ateu , mas sim um País que acredita em DEUS. Até ai tudo bem...

Segundo este blog http://blogdomarioflavio.com.br/vs1/?p=5237#.T1AT-jXFppc.facebook traz informações a respeito de um pastor Evangélico do Município de Caruaru. Que segue em anexo - O pastor Nicácio Moura, que lidera a igreja Vale da Benção Central criticou a iniciativa e sobrou para o prefeito Zé Queiroz (PDT). O evangélico, tem uma participação diária num programa na rádio na 102 FM e fez duras críticas ao Chefe do Executivo Municipal. “Estou decepcionado com o prefeito por apoiar um projeto desses”, disse.

As informações contida no blog supracitado, diz que o pastor é contra a construção do monumento já que a maioria das igrejas evangélicas não cultuam imagens.

Outro blog que analisamos foi o http://www.caruarunoticias.com.br/v2/news.php?id=984 que também traz detalhes do projeto de construção do monumento.Que vale ressaltar que a obra está orçada em R$ 40 milhões...

Após ver e ler as informações contidas nos endereços eletrônicos supracitados, não há nada de anormal, absolutamente nada. Todavia quando me deparo com uma nota que segundo o blog http://blogdomarioflavio.com.br/vs1/?p=5285 é da PREFEITURA , percebemos algo fora da normalidade, esclarecendo melhor para vós outros , a CARTA MAGNA refiro-me a CONSTITUIÇÃO FEDERAL no seu Art de nº 19 inciso I, é muito TAXATIVO, claro, explícito em relação a esse episódio , veja o que diz a redação do artigo – É VEDADO à União, aos Estados , ao Distrito Federal e aos Municípios:

I – Estabelecer Cultos religiosos ou igrejas,

Subvencioná-los,

Embaraçar –lhes o funcionamento ou

Manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança , ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público .

Não trata-se aqui de igreja católica ou evangélica, mas sim, de qualquer que seja o grupo religioso ou igreja.

Gente está claro que É VEDADO CONSTITUCIONALMENTE , estabelecer, Subvencionar , manter com eles (Igrejas ou grupos Religiosos) ou seus representantes relações de dependência ou aliança , ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público.

Pelo que entendo a construção do monumento, da igreja, bem como toda sua estrutura não podem em hipótese alguma ser subvencionada pelo Município (Caruaru) ou pelo Estado (Pernambuco) visto que não se trata de uma obra de interesse público e sim de interesse da Igreja Católica, assim sendo a própria igreja em parceria com seus fiéis , empresas e demais voluntários poderão então contribuírem para execução dessa magnífica e no meu ponto de vista DESNECESSÁRIA OBRA.

Agora diante do ponto de vista teológico, claro que isso nada mais é, do que o cumprimento das Escrituras Sagradas , os evangélicos , pastores , líderes , enfim não precisam temer , estão se achando ameaçados ? Estão com Medo de perder seus fiéis para o Frei Damião? Vejo isso como uma grande porta de SALVAÇÃO que DEUS está abrindo para nossa cidade, vamos preparar o povo de DEUS, para apregoar a palavra do SENHOR nas praças , nos becos, nas ruas, no centro, nos quatro cantos dessa cidade, REPOUSA sobre nós a IGREJA DO SENHOR JESUS a grande responsabilidade de fazermos com que Caruaru se torne a Capital da Adoração ao ÚNICO DEUS VIVO, PODEROSO, INCOMPARÁVEL a ELE sim toda honra toda Glória e todo Louvor.

Mas é lamentável ter que dizer que o cenário da Igreja Evangélica no Brasil , chegou também na nossa Caruaru, o que tem de líderes que criticam a Igreja católica pela construção da Igreja, do monumento enfim o conjunto da obra, Entretanto é triste informar , mas os mesmos líderes que criticam , são os mesmos que também gastam fortunas em construções majestosas de seus templos e o pior alguns desses líderes não comungam com outras igrejas evangélicas, pois se acham os maiorais , os melhores, eles não sabem o que fazem.

Temos visto enormes construções de templos evangélicos em nossa Cidade, PODEMOS até citar exemplos de alguns, o que dizer do templo da Assembleia de Deus de Pernambuco , Vale da Benção Central , 1ª Igreja Batista dentre outras, belíssimas construções fato o problema é que tem muitos “crentes” insanos que adoram o templo, a igreja, que cultuam a homens e não a DEUS. A minha oração que a IGREJA faça o seu papel como IGREJA de JESUS , não podemos impedir as construções de imagens de pau, pedra, ferro, enfim , mas podemos impedir que a soberba , a arrogância , a prepotência , a auto-suficiência dentre tantos outros adjetivos pejorativos norteiem ou até mesmo faça parte efetivamente da Igreja de Jesus, QUE A SÍNDROME DE LÚCIFER caia por terra e que todos os líderes , pastores(as) , missionários , evangelistas , formadores de opiniões que servem a DEUS juntem- se e vamos começar uma campanha de oração pela nossa cidade. A bíblia nos relata no livro de Daniel , que um rei cujo nome era Nabucodonosor mandou fazer uma estátua ,( que diga-se de passagem era menor do que a que será erguida aqui em Caruaru, enquanto a estátua de Nabucodonosor media 27 metros de altura , a de Frei Damião será de 35 metros de altura segundo informações do site ), Veja o que diz os versículos Bíblicos de Daniel capítulo 3 versos 1 a 3.

1

O rei Nabucodonosor mandou fazer uma estátua que media vinte e sete metros de altura por dois metros e setenta de largura e ordenou que a pusessem na planície de Durá, na província da Babilônia.

2

Depois, ordenou que todos os governadores regionais, os prefeitos, os governadores das províncias, os juízes, os tesoureiros, os magistrados, os conselheiros e todas as outras autoridades viessem à cerimônia de inauguração da estátua.

3

Todos eles vieram e ficaram de pé em frente da estátua para a cerimônia de inauguração.

Nos versos a seguir , mas precisamente os versos de 08 a 18 do mesmo livro, VOCÊS encontrarão a história de judeus que não se prostraram diante da estátua , eles habitavam na província , eles ouviram falar acerca da construção da estátua, eles viram homens trabalhando para realização da grande celebração de adoração a estátua , tudo isso eles viram, todavia , no dia da grande festa da adoração eles simplesmente Não adoraram , não se prostram , não se curvaram diante da estátua, tiveram oportunidade de se retratarem com o rei, mesmo assim ,continuaram firmes no mesmo propósito, não negaram a fé no ÚNICO DEUS verdadeiro e isso custou- lhes um alto preço; FORNALHA DE FOGO sete vezes mais aquecidas do que o normal Dn 3.19 ao 29. Foram lançados dentro dessa fornalha por não aceitarem a adoração a ídolos , a imagens de escultura de qualquer que seja o material, por professarem a fé no VERDADEIRO DEUS.

Mas DEUS é tão maravilhoso que surpreendeu a todos os governadores regionais, os prefeitos, os governadores das províncias, os juízes, os tesoureiros, os magistrados, os conselheiros e todas as outras autoridades e é CLARO o REI NABUCODONOSOR.

O Inesperado, o improvável , o surpreendente , o MILAGRE aconteceu, DEUS livrou os seus servos e nome dEle foi glorificado.

Eu não tenho dúvidas que assim como aconteceu com os seus servos no passado , vai acontecer, aliás já está acontecendo no presente DEUS ESTÁ LEVANTANDO UMA GERAÇÃO DE PROFETAS, LÍDERES, PASTORES , IGREJA que não tem medo de fornalha, pelo contrário, estão dispostos a irem para fornalha , mas não SE PROSTRAM diante de imagem nenhuma, quem quiser se prostrar que se prostre , TODAVIA a IGREJA VERDADEIRA de JESUS CRISTO não adoram imagens nenhuma. LEIAM A BIBLIA. Exodo 20.5, Lv 19.4, Lv 26.1, Dt 5.9 SL 24.04, SL 40.04, SL 97.7, Sl 115, I Cor 10.14 ,Gl 5.20 1Pedro 4.3 Ap 22.15 e tantos outros versos da bíblia tanto dos evangélicos , quanto as dos católicos.

Com Muito carinho e amor

Pr. Isaque Ferreira - Presidente das Assembleias de Deus em Caruaru Ministério de Madureira (ADMEC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário